Costa do Marfim

Costa do Marfim


costa do marfim

Contexto Geral:

Laços estreitos com a França após a independência em 1960,fizeram com que a Costa do Marfim fosse uma das nações mais prósperas dos Estados do Oeste Africano através do desenvolvimento da produção de cacau para exportação e investimento estrangeiro; mas isso não foi o suficiente para proteger de uma turbulência política. Em dezembro de 1999,um golpe militar derrubou do governo no poder. Por meio de eleições descaradamente manipuladas Robert Guei foi declarado o vencedor. Protestos populares o obrigaram a se afastar e trouxeram Laurent Gbagbo ao poder. Membros descontentes do exercito lançaram uma fracassada tentativa de golpe em 2002,que evoluiu para uma rebelião e,em seguida em uma guerra civil. A guerra terminou em 2003 com um cessar-fogo, que deixou o país dividido em rebeldes ao norte, governo ao sul, e a força de manutenção da paz ao centro, como um tampão entre os dois. Milhares de soldados da ONU e franceses permanecem na Costa do Marfim para apoiar o processo de transição, focando na reconstrução da infra-estrutura, e a força militar do país.

 

A Costa do Marfim e a Conferência das Partes:

Em se tratando das questões ambientais Costa do Marfim enfrenta sérios problemas derivados dos desmatamentos. A Costa do Marfim possuía a maior parte das matas porem foram gravemente devastadas. Enfrenta também uma grande poluição das águas causada por esgotos e escoamento de produtos agrícolas. Assinou vários tratados internacionais dentre eles se encontra o Protocolo de Kyoto, Proteção da Camada de Ozônio, Desertificação, Redução de Resíduos Perigosos, dentre outros.

Deixe um comentário

Página oficial do comitê Conferência das Partes 2030 – Os desafios da sustentabilidade de nosso planeta, presente no 15° MINIONU.

CLEA 2003 – MINIONU 15 ANOS

Conselho da Liga dos Estados Árabes - Reunião emergencial sobre a crise no Iraque

COP 2030 MINIONU 15 Anos

Página oficial do comitê Conferência das Partes 2030 - Os desafios da sustentabilidade de nosso planeta, presente no 15° MINIONU.

UNODC - MINIONU 15 Anos

Blog Oficial do UNODC - MINIONU 15 Anos

UNCED 1992

MINIONU 15 ANOS

Organização para Segurança e Cooperação na Europa 2015 - MINIONU 15 ANOS

Endereço Oficial do Comitê da Organização para Segurança e Cooperação na Europa no MINIONU 15 Anos da PUC Minas

OEA - MINIONU 15 ANOS

Revisão de 03 Objetivos do Milênio para contexto indígena

FOCAC, 2006 - MINIONU 15 ANOS

Fórum de Cooperação China e Africa, comitê MINIONU 15 anos

CSNU (2011) - 15º MINIONU

Blog del Consejo de Seguridad de las Naciones Unidas - 15º MINIONU

CSNU & CPSUA - MINIONU 15 ANOS

8º Encontro Consultivo do Conselho de Segurança das Nações Unidas e do Conselho de Paz e Segurança da União Africana- Intervenção e reconstrução da Somália

CPAR 2007

Conferência de Paris de 2007 sobre Crianças-Soldado

CGP 421 a.C. - MINIONU 15 ANOS

As negociações de paz do Tratado de Nícias